07 novembro, 2014

Review: Thinkpad T430u da Lenovo - Análise Completa



ENCONTRAR O MENOR PREÇO PARA ESSE PRODUTO (CLIQUE AQUI) - BUSCADOR DE PREÇOS

Review: Thinkpad T430u da Lenovo

Modelo conta com processador Ivy Bridge

Avaliação de Giovana Penatti

Com processador i5 3317U e 4 GB de RAM, o notebook T430u da série Thinkpad da Lenovo é um notebook com boa configuração que não deve deixar ninguém na mão. Tem 500 GB de armazenamento em SATA II e mais 30 GB SSD e ficou em terceiro lugar no teste de benchmark PC Mark 7, que mede o desempenho do sistema. Mas a posição não tem nada de vergonhosa, já que a pontuação obtida não foi baixa:

Benchmark PC Mark 7 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

CCE F7
3.808
LG Z430-G.BE51P1
3.702
Lenovo ThinkPad T430u
3.408
Dell XPS 14
3.273


Ainda falando dos benchmarks usados pelo INFOlab, o Thinkpad teve um ótimo desempenho no 3DMark 06, apesar de não ter uma placa de vídeo dedicada como o XPS 14 da Dell, e ficou em segundo lugar entre os que já testamos. Ele vem com uma Intel HD Graphics 4000:

Benchmark 3DMark 06 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Dell XPS 14
7.326
Lenovo ThinkPad T430u
5.633
CCE F7
4.350
LG Z430-G.BE51P1
3.659


Um detalhe curioso e bastante incomum em notebooks é que a tampa inferior pode ser removida facilmente, apenas com uma trava, e é possível ter acesso à bateria e ao HD. Isso é bastante útil para quem quer fazer um upgrade na máquina mas, para acessar as outras partes, é preciso abri-lo pelo teclado, já que é selado.

O visual é um dos pontos altos desse notebook. Ele tem acabamento emborrachado na tampa e é todo preto. A tela de 14 polegadas é de LED com resolução de 1366 por 768 pixels e tem um brilho forte. Isso mais o acabamento antirreflexo garantem uma ótima visualização para shows e filmes, além do uso diário. Outro destaque fica por conta da abertura da tampa de quase 180 graus, característica da linha Thinkpad. Mas os ângulos de visão superior e inferior são precários, apesar do lateral ser bom.

O teclado também merece elogios, por ter teclas macias, grandes e bem saltadas, proporcionando um uso bastante confortável. Ele vem com o sistema Spill-Resistant, que protege contra líquidos: as telas isolam o sistema e não permitem que eles entrem no computador. O padrão do teclado não é brasileiro, mas internacional, o que pode ocasionar erros para quem não está acostumado. Também é retroiluminado, com um atalho com a tecla Fn que permite acender e desligar a luz. Mas ela é bastante fraca e só faz uma diferença significativa em ambientes com escuro quase total. Há ainda um leitor biométrico ao lado do teclado.

Um detalhe que dá um ar bastante retrô é o trackpoint de bolinha localizado entre as teclas G, H e B. Ele é bastante sensível e preciso, mas também há um touchpad para quem preferir usá-lo, além dos botões direito e esquerdo - que ficam em cima do touchpad, e não embaixo, como é o usual. No entanto, ele tem um sistema de pressão que funciona como um botão esquerdo. O clique direito pode ser feito pressionando os dois dedos.

Visando a portabilidade, ele é relativamente leve, com 1,91 quilo, e tem dimensões reduzidas, com 2,1 centímetros de espessura. Não é nada de impressionante e quem quer levá-lo para passear pode sentir falta da fonte de energia. A duração da bateria não fica abaixo da média, mas, em uso intenso, foi a que menos durou na categoria: uma hora e vinte e quatro minutos.

Duração da bateria em uso intenso
Barras maiores indicam melhor desempenho

Dell XPS 14
2h09min
CCE F7
1h31min
LG Z430-G.BE51P1
1h29min
Lenovo ThinkPad T430u
1h24min


Na parte das conexões, ele também não oferece mais do que o necessário. Há duas USB 3.0, uma HDMI, uma DisplayPort, Ethernet e entrada para cartões SD. É possível inserir um SIM card e utilizar conexão 3G, mas, na versão enviada para testes, essa função estava indisponível. Também há uma porta para fone de ouvido, mas nenhuma para microfone; a Lenovo parece confiar na força dos dois microfones embutidos acima da tela. De fato, eles são realmente bons: eliminam boa parte do ruído ambiente e têm uma distância elogiável de captação.

ENCONTRAR O MENOR PREÇO PARA ESSE PRODUTO (CLIQUE AQUI) - BUSCADOR DE PREÇOS

Preço (em média - no momento que o artigo foi publicado): 4499.00

Pontos Fortes: Tela com ótima qualidade e abertura de 180°, sistema híbrido de HDD e SSD, possibilidade de abrir a tampa traseira para upgrade

Pontos Fracos: Teclado não é ABTN-2, touchpad poderia ser melhor, Fn em posição errada.

Dados Técnicos do Produto: Intel Core I5 3317U - 1,7 GHz (2 núcleos e 4 threads) 4 GB de RAM 500 GB SATA II 7200 RPM e 30 GB SSD 1h24min de bateria

Nota Final: 8.2

Se você gostou do Review: Thinkpad T430u da Lenovo, não deixe de conferir nossas outras matérias no site.

ENCONTRAR O MENOR PREÇO PARA ESSE PRODUTO (CLIQUE AQUI) - BUSCADOR DE PREÇOS

Fonte: INFO ABRIL

Nenhum comentário :

Postar um comentário